Termos Técnicos Usados Para Baterias

 

GLOSSÁRIO

 

 

Como boa parte da literatura técnica disponível para baterias é no idioma Inglês, para cada termo em Português, colocaremos o seu equivalente em Inglês.

 

Acumulador (Accumulator). Uma bateria galvânica que, após a descarga, pode ser restaurada para o estado carregado pela passagem de uma corrente elétrica através da célula na direção oposta da descarga. O mesmo que bateria recarregável. O mesmo que bateria secundária.

 

Ampère-hora (Ampere-Hour Capacity). A quantidade de energia elétrica medida em Ampère-hora (Ah), que pode ser entregue por uma célula ou bateria ou a quantidade de energia elétrica necessária para restaurar o estado inicial de carga da bateria.

 

Aníon (Anion). Íon no eletrólito carregando carga negativa.

 

Anodo (Anode). O eletrodo em uma célula eletroquímica onde ocorre a oxidação. Durante a descarga, o eletrodo negativo da célula é o anodo. Durante a carga, a situação inverte e o eletrodo positivo da célula é o anodo.

 

Autodescarga (Self-Discharge). A perda de capacidade útil de uma célula ou bateria devido a reações química internas quando a bateria está armazenada fora de uso.

 

Balanceamento (Equalization). O processo de restauração de todas as células em uma bateria para um estado de carga igual.

 

Bateria (Battery). Uma ou mais células eletroquímicas conectadas eletricamente em uma disposição em série ou paralelo, para fornecer os níveis de tensão e corrente necessários, incluindo se houver monitores, controles e outros componentes auxiliares (fusíveis, diodos), caixas, terminais e marcações.

 

Bateria em Espera (Standby Battery). Uma bateria projetada para uso de emergência em caso que potência principal falha.

 

Bateria Estacionária (Stationary Battery). Uma bateria secundária projetada para uso em um local fixo.

 

Bateria Recarregável (Rechargeable Battery). Uma bateria galvânica que, após a descarga, pode ser restaurada para o estado carregado pela passagem de uma corrente elétrica através da célula na direção oposta a da descarga.

 

Bateria Secundária (Secondary Battery).  Bateria recarregável

 

Bateria Tracionária (Traction Battery). Uma bateria recarregável projetada para a propulsão de veículos elétricos ou equipamentos móveis operados eletricamente operando em um regime de ciclo profundo.

 

Capacidade (Capacity). O número total de Ampère-hora (Ah) que pode ser retirado de uma bateria carregada ou bateria em condições específicas de descarga. A capacidade de uma bateria é a corrente que se pode tirar de uma bateria num dado período de tempo ou em outras palavras, a energia que se pode tirar de uma bateria. Mede-se em ampère-hora (Ah) ou miliampère-hora (abreviada mAh). Por exemplo, uma bateria de 1.300mAh pode alimentar uma carga com 65 mA durante 20 horas (65 mA x 20 horas = 1.300mAh). Da mesma forma, uma bateria de 1.300mAh pode alimentar uma carga com 13 mA durante 100 horas (13 mA x 100 horas = 1.300mAh).

 

Capacidade disponível (Available Capacity). A capacidade total (Ampères-horas) que será obtida a partir de uma célula ou bateria a taxas de descarga definidas e outras condições de descarga ou operação especificadas.

 

Capacidade Nominal (Rated Capacity). O número de Ampère-horas que uma bateria pode fornecer em condições específicas.

 

Capacidade Wh (Watthour Capacity). A quantidade de energia elétrica medida em Wh (watt hora) que pode ser entregue por uma célula ou bateria sob condições específicas.

 

Carga (Charge). A conversão de energia elétrica, fornecida sob a forma de uma corrente de uma fonte externa, em energia química dentro de uma célula ou bateria.

 

Carga (Load).  Dispositivo elétrico ou eletrônico que uma vez conectado na bateria drena sua energia.

 

Carga de Corrente Constante (Constant Current Charge). Um método de carregar a bateria usando uma corrente constante ou que tenha pequena variação.

 

Carga de Flutuação (Float Charge). Um método para manter uma bateria em uma condição carregada continuamente. Carga em longo prazo de tensão constante, a um nível suficiente para equilibrar a autodescarga.

 

Carga de Tensão Constante (Constant Voltage Charge). Um método de carregar a bateria aplicando uma tensão fixa, e permitindo variações na corrente. Também chamado de carga de potencial constante.

 

Carga Pulsada (Trickle Charge). Uma carga a baixa taxa C, equilibrando perdas através de uma ação local e / ou descarga periódica, para manter uma bateria em uma condição totalmente carregada.

 

Carga Rápida (Fast Charge). Uma taxa de carga que retorna a capacidade total de uma bateria recarregável, geralmente dentro de uma hora.

 

Cation (Cation). Íon no eletrólito que carrega uma carga positiva.

 

Catodo (Cathode). O eletrodo em uma célula eletroquímica onde a redução ocorre. Durante a descarga, o eletrodo positivo da célula é o catodo. Durante a carga, a situação inverte e o eletrodo negativo da célula é o catodo.

 

Célula (Cell). A unidade eletroquímica básica que fornece uma fonte de energia elétrica por meio de conversão de energia química. A célula consiste em uma montagem de eletrodos, separadores, eletrólito, recipiente e terminais.

 

Célula ou Bateria Primária (Primary Cell or Battery).  Uma célula ou bateria que não pode ser recarregada e é descartada quando a célula ou bateria fornecem toda a sua energia elétrica.

 

Célula Prismática (Prismatic Cell). Célula em formato de paralelepípedo.

 

Célula com Válvula (Vented Cell). Um projeto de célula incorporando um mecanismo de ventilação para aliviar a pressão excessiva e expulsar gases gerados durante a operação ou abuso da célula.

 

Ciclo (Cycle). A descarga e a carga subsequente ou anterior de uma bateria secundária, tal como quando é restaurada nas suas condições originais.

 

Ciclo de Vida (Cycle Life). O número de ciclos em condições especificadas que estão disponíveis a partir de uma bateria secundária antes que ela não atenda aos critérios especificados quanto ao desempenho.

 

Ciclo de Trabalho (Cycle Service). Um ciclo de funcionamento caracterizado por sequências de carga e descarga frequente e geralmente profunda.

 

Ciclo de Funcionamento (Duty Cycle). O regime operacional de uma célula ou bateria incluindo fatores como taxas de carga e descarga, profundidade da descarga, duração do ciclo e duração do tempo em modo de espera.

 

Coletor de Corrente (Current Collector). Um membro inerte de alta condutividade elétrica, usado para conduzir corrente de ou para um eletrodo durante a descarga ou carga.

 

Condicionamento (Conditioning). Ciclo de carga e descarga numa bateria para garantir que seja totalmente carregada. Às vezes é indicado quando uma bateria é colocada em serviço pela primeira vez ou retornou ao serviço após um armazenamento prolongado.

 

Controle de Carga (Charge Control). Técnicas de controle de carga para encerrar efetivamente o carregamento de uma bateria recarregável.

 

Corrente de Curto-Circuito (Short-Circuit Current). O valor inicial da corrente obtida de uma bateria em um circuito de resistência insignificante.

 

Densidade (Density). A proporção entre uma massa de material e o seu próprio volume a uma temperatura especificada.

 

Densidade de Corrente (Current Density). A área ativa atual por unidade de superfície de um eletrodo.

 

Densidade de Energia (Energy Density). A proporção da energia disponível em uma bateria e o seu volume (Wh /l).

 

Densidade de Potência (Power Density). A proporção entre a potência disponível de uma bateria e o seu volume (W / L).

 

Descarga (Discharge). A conversão da energia química de uma célula ou bateria em energia elétrica que é retirada da bateria e transferida a uma carga.

 

Descarga Profunda (Deep Discharge). Retirada de pelo menos 80% da capacidade nominal de uma bateria.

 

Descarga Rasa (Shallow Discharge). Uma descarga em uma bateria secundária que equivale apenas a uma pequena parte de sua capacidade total.

 

Eletrodo (Electrode). A área ou local em que os processos eletroquímicos ocorrem.

 

Eletrodo Positivo (Positive Electrode). O eletrodo que atua como um cátodo quando uma célula ou bateria está descarregando.

 

Eletrólito (Electrolyte). O meio que fornece o mecanismo de transporte iônico entre os eletrodos positivo e  negativo de uma célula.

 

Efeito Memória (Memory Effect). Um fenômeno em que uma célula, operada em sucessivos ciclos de carga e descarga incompleta, perde temporariamente o resto da sua capacidade em níveis de tensão normais.

 

Energia Específica (Specific Energy). A proporção entre a energia produzida por uma célula ou bateria e o seu peso (Wh / kg).

 

Envelhecimento (Aging). Perda permanente de capacidade devido ao uso repetido ou à passagem do tempo.

 

Estado de Carga (State-of-Charge - SOC) A capacidade disponível em uma bateria expressa em porcentagem da capacidade nominal.

 

Fuga Térmica (Thermal Runaway). Uma condição em que uma bateria em carga ou descarga superaquecerá e se destruirá através da geração interna de calor causada por alta sobrecarga ou descarga excessiva ou outra condição abusiva.

 

Gravidade Específica (Specific Gravity). A gravidade específica de uma solução é a proporção do peso da solução para o peso de um volume igual de água a uma temperatura especificada.

 

Ligação Paralela (Parallel). O termo ligação paralela é usado para descrever a interconexão de células ou baterias em que todos os terminais similares estão conectados entre si. A capacidade da bateria resultante é a soma das capacidades individuais de cada célula. A tensão da bateria resultante é a mesma de cada célula.

 

Ligação em Série (Series). A interconexão de células ou baterias de tal maneira que o terminal positivo da primeira está conectado ao terminal negativo da segunda, e assim por diante. A tensão da bateria resultante é a soma das tensões de cada célula. A capacidade da bateria resultante é a mesma de cada célula.

 

Passivação (Passivation). Passivação é a modificação do potencial de um eletrodo no sentido de menor atividade (mais catódico ou mais nobre) devido a formação de uma película de produto de corrosão. Os metais e ligas metálicas que se passivam são os formadores de películas protetoras.

 

Perda de Capacidade (Capacity Fade). Perda gradual de capacidade de uma bateria secundária com ciclos de carga e descarga.

 

Potência Específica (Specific Power). A relação entre a potência fornecida por uma célula ou bateria e o seu peso (W / kg).

 

Potencial do Eletrodo (Electrode Potential). A tensão desenvolvida por uma única placa, positiva ou negativa contra um elétrodo de referência. A diferença de tensão entre dois eletrodos é igual à tensão da célula.

 

Prazo de Validade (Shelf Life). A duração do armazenamento em condições especificadas no final das quais uma célula ou a bateria ainda mantém a capacidade de dar um desempenho especificado.

 

Profundidade de Descarga (Depth of Discharge - DOD). A proporção entre a quantidade de eletricidade (normalmente em Ah) removido de uma célula ou bateria na descarga e a sua capacidade nominal.

 

Recarga (Recharge). Um método que retorna a capacidade total de uma bateria recarregável.

 

Recuperação (Recuperation). A redução da perda de capacidade de uma célula durante os períodos de descanso.

 

Rendimento (Efficiency). A proporção entre a capacidade de saída de uma célula secundária ou bateria na descarga e a energia necessária para restaurá-la ao estado inicial de carga em condições especificadas.

 

Retenção de Capacidade (Capacity Retention). A fração da capacidade total disponível de uma bateria sob condições especificadas de descarga após ter sido armazenada por um período de tempo.

 

Separador (Separator). Um espaçador ou material permeável a íons, eletronicamente não condutor, que evita o contato eletrônico entre eletrodos de polaridade oposta na mesma célula.

 

Sobrecarga (Overcharge). Forçar a corrente através de uma bateria depois de todo o material ativo ter sido convertido no estado carregado. Em outras palavras, o carregamento continua após 100% de a carga ter sido alcançada.

 

Sobredescarga (Overdischarge). Continuar a descarga após o ponto em que a capacidade total da bateria foi obtida.

 

Sobretensão (Overvoltage). Valor de tensão de carga superior ao valor máximo especificado.

 

Sulfatação (Sulfation). Processo de sulfatação que ocorre em  baterias de chumbo que foram armazenadas e permitidas autodescarregar por longos períodos de tempo. Crescem grandes cristais de sulfato de chumbo que interferem com a função dos materiais ativos.

 

Taxa C (C Rate). Uma bateria sendo carregada com uma corrente de 1C significa que está sendo carregada com a corrente nominal. Uma bateria sendo carregada com uma corrente de 0,5C significa que está sendo carregada com metade da corrente nominal. Uma bateria sendo descarregada com uma corrente de 1C significa que está sendo descarregada com a corrente nominal. Uma bateria sendo descarregada com uma corrente de 0,5C significa que está sendo descarregada com metade da corrente nominal.

 

Taxa de Carga (Charge Rate). A corrente aplicada a uma célula ou bateria secundária para restaurar sua capacidade. Esta taxa é comumente expressa como um múltiplo da capacidade nominal da célula ou bateria. Por exemplo, a taxa de carga C / 10 de uma célula ou bateria de 2000mAh equivale a 200mA (C/10 ou 2000/10)

 

Taxa de Descarga (Discharge Rate). A taxa, geralmente expressa em Ampères, na qual a corrente elétrica é tirada da célula ou da bateria.

 

Tensão de Circuito Aberto (Open-Circuit Voltage - OCV). A diferença de tensão entre os terminais de uma célula ou tensão quando o circuito está aberto (condição sem carga).

 

Tensão de Circuito Fechado (Closed-Circuit Voltage - CCV). O potencial ou a tensão de uma célula ou bateria quando é descarregada, normalmente sob uma carga especificada.

 

Tensão de Corte (Cutoff Voltage). A tensão da bateria na qual a descarga está terminada. Também chamado tensão final.

 

Tensão Nominal (Nominal Voltage). A tensão de operação característica ou valor médio entre a tensão máxima na carga e a tensão mínima na descarga.

 

Tensão sob Carga (On-Load Voltage). A diferença de tensão entre os terminais de uma célula ou bateria quando está descarregando.

 

Tensão de Trabalho (Working Voltage). A tensão típica de uma bateria durante a descarga.

 

Válvula (Vent). Um mecanismo normalmente vedado que permite o escape controlado de gases dentro de uma célula.

 

Vida (Life). Vida para baterias recarregáveis é a duração com um desempenho satisfatório, medido em anos ou no número de ciclos de carga/descarga.

 

Vida Útil (Service Life). O período de vida útil de uma bateria primária antes de um ponto final predeterminado onde a tensão mínima é alcançada ou o número de ciclos em condições especificadas que estão disponíveis a partir de uma bateria secundária antes que ela não atenda aos critérios especificados quanto ao desempenho.