Como Descartar Baterias Seladas de Chumbo Ácido

 

COMO DESCARTAR BATERIAS SELADAS DE CHUMBO-ÁCIDO

 

 

 

As baterias à base de chumbo e cádmio representam as maiores preocupações ambientais, tanto que o níquel-cádmio foi banido na Europa em 2009.

Existem tentativas de proibir a bateria à base de chumbo, mas não há substituição adequada, como foi o caso da substituição da bateria de níquel-cádmio pela bateria de níquel-hidreto metálico.

As baterias de chumbo-ácido abriram o caminho para o sucesso da reciclagem. A reciclagem de baterias de chumbo-ácido começou com a introdução da bateria de arranque em 1912. O processo é simples e rentável. O chumbo é fácil de extrair e pode ser reutilizado várias vezes. Isso levou a muitas empresas rentáveis ??à reciclagem de outras baterias.

O processo de reciclagem é simples e 70% do peso da bateria é chumbo reutilizável. Mais de 50% da oferta de chumbo vem de baterias recicladas. Outros tipos de baterias não são tão econômicos de reciclar quanto a bateria de chumbo-ácido.

 

Figura 1 - Reciclagem de baterias de chumbo-ácido

 

Várias organizações estão trabalhando em programas para tornar a coleta das baterias adequada às necessidades do meio ambiente. Apenas 20 a 40 por cento das baterias em telefones celulares e outros produtos de consumo são atualmente reciclados.

 O objetivo da reciclagem é evitar que materiais perigosos entrem em aterros. Além disso, se podem utilizar os materiais recuperados na fabricação de novos produtos.As baterias gastas devem ser removidas de casa. Baterias velhas podem vazar e causar danos ao meio ambiente. Não se devem guardar baterias de chumbo-ácido onde crianças brincam. Simplesmente tocar os polos de chumbo pode ser prejudicial.

Apesar de ambientalmente hostis, as baterias de chumbo-ácido continuam a deter um nicho de mercado forte.As baterias com substâncias tóxicas continuam a estar conosco e não há nada de errado em usá-las, desde que sejam descartadas corretamente. Cada química da bateria tem seu próprio processo de reciclagem e o processo começa por classificar as baterias nas categorias corretas.