Como Descartar Baterias de Lítio-Íon

 

COMO DESCARTAR BATERIAS DE LÍTIO-ÍON

 

 

 

Quando as baterias de lítio eventualmente se desgastam e acabam com sua vida útil, elas geralmente não devem ser jogadas fora com o lixo doméstico normal. As leis relativas à eliminação de baterias de lítio variam em todo o mundo. Em muitos lugares, as baterias de lítio são consideradas resíduos perigosos.

Em alguns locais é permitida a eliminação de pequenas quantidades de baterias de lítio no lixo municipal. Em outros, qualquer quantidade de bateria de lítio deve ser descartada separadamente ou enviada para centros de reciclagem. Ainda outros não têm nenhuma lei sobre eliminação de baterias de lítio.

Em algumas áreas, as baterias de lítio são coletadas para eliminação por incineração sob condições controladas. Isto impede o problema dos aterros ficarem cheios de células de lítio e potencialmente poderem ocorrer incêndios provocados pela energia residual que ainda permanece nas baterias descartadas. Além disso, descartar baterias em aterros ou no lixo é um enorme desperdício de um recurso tão valioso.

Mesmo se sua área permite a eliminação de baterias de lítio, a reciclagem é uma opção muito mais sustentável. O lítio é um recurso limitado. A mineração é suja e cara. Através da reciclagem de pilhas de lítio, você está ajudando para salvar este recurso e evitar mais danos ambientais.

A maioria das áreas têm locais de entrega grátis para reciclagem de baterias. Muitas vezes estes estão localizados em escolas, universidades, shoppings, correios e outros lugares públicos. Não custa nada, mas beneficia a todos nós.

Ao enviar as baterias para reciclagem ou apenas colocando-as no lixo doméstico, sempre se deve primeiro preparar as células. Baterias de lítio devem ser descarregadas completamente.

Os terminais das células também devem ser envoltos em plástico ou cobertos com fita para evitar um curto-circuito.

As baterias de Li-Ion são relativamente seguras para o meio ambiente, embora seja importante exercer cautela e cuidado quando se recicla uma bateria dessa natureza. O conteúdo destas baterias está sob pressão, tendo assim o potencial de causar acidentes se o usuário não tiver cuidado.

As baterias de Li-Ion alimentam vários dispositivos portáteis. Elas trabalham em telefones celulares e notebooks, bem como uma série de outros produtos eletrônicos de consumo. Elas também são usadas em veículos elétricos. Estas baterias estão rapidamente se tornando cada vez mais utilizadas. Portanto, é crucial que mais pessoas entendam o processo de reciclagem das baterias de Li-Ion.

Como a maioria das baterias recarregáveis, a vida global diminui gradualmente com cada descarga e recarga. Muitas baterias de Li-Ion sustentam até 500 ciclos de descarga e recarga, mas todas inevitavelmente chegam ao ponto em que não são mais utilizáveis.  Isso pode acontecer muito mais rápido se a bateria descarregar completamente. Uma vez que sua bateria de Li-Ion está completamente morta, é hora de considerar a substituição e a reciclagem.

Embora as baterias de Li-Ion representem uma ameaça significativamente menor do que muitas outras baterias é importante enviá-las para reciclagem.

A única maneira real de reciclar essas baterias é levá-las para um centro de reciclagem.

Estes lugares desmontam as baterias de uma maneira que impede completamente qualquer dano ao meio ambiente. Uma vez desmontados, as peças e materiais individuais são então reciclados e remontados em novos materiais