Circuitos de Proteção de Baterias

 

CIRCUITOS DE PROTEÇÃO DE BATERIAS

 

 

 

A maioria dos packs de baterias inclui algum tipo de proteção para proteger a bateria e o equipamento, no caso da ocorrência de mau funcionamento.

 

Figura 1 - Componentes de proteção de pack de baterias

 

A proteção mais básica de packs de baterias é um fusível que se abre no caso de uma corrente excessiva. Alguns fusíveis se abrem permanentemente e tornam a bateria inútil uma vez que o filamento é quebrado.

Outros fusíveis são baseados em um polyswitch, que se assemelha a um fusível reutilizável.

Em condições normais a resistência do polyswitch é baixa. Quando a corrente que circula pela bateria é excessiva, o polyswitch cria uma resistência alta, inibindo o fluxo de corrente. Quando a condição se normaliza, a resistência do polyswitch reverte para baixo, permitindo retomar a operação normal.

Comutadores de estado sólido também são utilizados para interromper a corrente. Ambos comutadores de estado sólido e o polyswitch têm uma resistência residual durante a operação normal, causando um aumento na resistência do circuito.

Um circuito de proteção mais completo é encontrado em baterias intrinsecamente seguras. Essas baterias são usadas em rádios de duas vias, detectores de gases e outros instrumentos eletrônicos que operam em uma área perigosa tal como refinarias de óleo e elevadores de grãos.

O circuito de proteção previne correntes excessivas, que pode conduzir a um alto aquecimento e faísca elétrica. Existem vários níveis de segurança intrínseca, cada uma servindo para um nível específico de perigo. A exigência para segurança intrínseca varia de país para país. O custo de compra de uma bateria intrinsecamente segura é de duas ou três vezes o de uma bateria normal.

O termistor é um dispositivo que tem sua resistência elétrica alterada pela temperatura. Normalmente é fixado na parte externa de uma das células. Um circuito eletrônico monitora a resistência do termistor. Quando se detecta uma variação nessa resistência o circuito entende que a temperatura está alta demais e providencia a interrupção da corrente na bateria.