COMO FUNCIONA UMA BATERIA DE LÍTIO ÍON
Uma célula de lítio íon é composta de quatro partes principais:
- Cátodo (ou terminal positivo)
- Ânodo (ou terminal negativo)
- Eletrólito
- Separador poroso
O cátodo varia entre diferentes tipos de células, mas é sempre um composto de lítio misturado com outros materiais.
O ânodo é quase sempre grafite (carbono) e às vezes inclui vestígios de outros elementos.
O eletrólito é geralmente um composto orgânico contendo sais de lítio para transferir íons de lítio.
O separador poroso permite que íons de lítio passem através dele enquanto separa o ânodo e cátodo dentro da célula.
Quando a bateria é fabricada é aplicada uma carga inicial de forma que íons de lítio migram do cátodo para o ânodo de carbono
A figura 1 mostra um esquema das reações químicas que ocorrem durante a carga da bateria de lítio íon.
Figura 1 – Bateria de lítio íon - recarga
Quando a célula é descarregada, íons de lítio se movem do ânodo para o cátodo passando pelo eletrólito. Isso descarrega elétrons no lado do ânodo, alimentando a carga, conforme ilustrado na figura 2.
Figura 2 - Bateria de lítio íon – descarga
Quando a célula é recarregada novamente, este processo é invertido e os íons de lítio passam de volta do cátodo para o ânodo, conforme figura 1.
As principais vantagens das baterias de lítio íon são:
- Densidade da energia elevada - potencial para capacidades ainda maiores.
- Auto descarga relativamente baixa - a auto descarga é menor do que a metade da auto descarga das baterias NiCd e NiMh.
- Manutenção Baixa - nenhuma descarga periódica é necessária; sem memória.
- Células de lítio íon causam menos dano quando descartadas do que as de chumbo-ácido ou baterias à base de cádmio. Entre a família de lítio íon, o manganês é o mais amigável em termos de descarte.
As principais limitações das baterias de lítio íon são:
- Requer circuito de proteção - o circuito da proteção limita a tensão e a corrente. A bateria é segura se não sobrecarregada.
- Sujeita ao envelhecimento, mesmo se não estiver em uso. Armazenar a bateria em um lugar fresco e a 40 por cento de estado de carga reduz o efeito do envelhecimento.
- Corrente de descarga moderada para alguns tipos.
- Sujeita aos regulamentos do transporte. O embarque de quantidades maiores de baterias de lítio íon pode estar sujeito ao controle regulador. Esta restrição não se aplica ao carregamento pessoal de baterias.
- Caro de se fabricar. Melhores técnicas de fabricação e recolocação de metais raros com alternativas de custo mais baixo, provavelmente reduzirão o preço.
- Tecnologia em desenvolvimento. As mudanças em combinações do metal e da química afetam resultados de testes nas baterias, especialmente com alguns métodos de testes rápidos.
- Necessitam cuidados, pois as baterias do lítio íon têm uma alta densidade de energia.
- A alta temperatura resultante do abuso da célula pode causar dano físico.
- O eletrólito é altamente inflamável. A ruptura pode causar a abertura com chama.