Módulo LDR (Resistor dependente da luz)

 

MÓDULO LDR (RESISTOR DEPENDENTE DA LUZ)

 

 

Projetos eletrônicos onde se realiza a leitura da luz ambiente para a tomada de uma determinada decisão são muito comuns na área da eletrônica.

Um dispositivo capaz de realizar tal leitura com precisão é o conhecido módulo LDR, um  módulo muito preciso e de fácil implementação. Este artigo tem por objetivo detalhar e exemplificar o funcionamento do Módulo LDR.

 

Mas o que vem a ser o Módulo LDR?

O módulo LDR do inglês “light dependent resistor” (Resistor dependente da luz) é um módulo composto por um resistor especial capaz de mudar sua resistência elétrica de acordo com a luminosidade ao qual se é submetido. Através dessa mudança de resistência é possível detectar a intensidade luminosa do ambiente.

O principal componente presente em um módulo LDR é o próprio resistor dependente da luz (LDR), conhecido também no mercado como fotoresistor.

 

 

Basicamente o LDR funciona da seguinte forma: quando houver incidência de luz sobre o componente, a resistência do LDR ficará baixa de acordo com a intensidade da luz. Quanto maior a intensidade da luz, menor será a resistência do LDR.

 

O gráfico abaixo exemplifica o comportamento do LDR:

 

Gráfico Resistência x Intensidade Luminosa

 

Construção de um fotoresistor (LDR)

A estrutura de um resistor dependente da luz (LDR) consiste em um material sensível à luz que é depositado em um substrato isolante como a cerâmica. O material é depositado em ziguezague para obter a resistência e potência desejadas. Esta área em ziguezague separa as áreas de metal depositado em duas regiões.

 

https://linuxhint.com/wp-content/uploads/2022/05/word-image-85.png

 

Em seguida, os contatos ôhmicos são feitos em ambos os lados da área. As resistências desses contratos devem ser as menores possíveis para garantir que a resistência mude principalmente devido ao efeito da luz. Os materiais normalmente utilizados são sulfeto de cádmio, seleneto de cádmio, antimonito de índio e sulfeto de cádmio. O uso de chumbo e cádmio é evitado, pois são prejudiciais ao meio ambiente.

 

Aplicações principais dos fotoresistores (LDRs)

Fotoresistores (LDRs) possuem baixo custo e estrutura simples e são frequentemente utilizados como sensores de luz. Outras aplicações de fotorresistores incluem:

 - Usado no projeto de iluminação pública

 - Despertadores

 - Circuitos de alarme

 - Medidores de intensidade de luz

 

Descrição da placa do Módulo LDR

 

 

O módulo possui um LDR (Fotoresistor) integrado: Sensor responsável pela identificação da luz ambiente

O Led de alimentação: Indica se o módulo está energizado ou não.

O Led D0: Indica se houve alteração do estado de saída do pino D0

O potenciômetro de ajuste: usado para alterar a sensibilidade do LDR em relação a luz (define o nível de luminosidade que acionará a saída D0).

 

Resumo das especificações do Módulo LDR

 - Capaz de detectar o brilho do ambiente e a intensidade da luz

 - Sensibilidade ajustável (através do ajuste do potenciômetro digital azul)

 - Tensão de operação 3,3V-5V

 - Saídas de comutação digital (0 e 1) -D0

 - Com furo de parafuso fixo para fácil instalação

 - Tamanho da placa: 3 cm x 1,6 cm

 - Indicador de energia (Led vermelho) e o indicador de saída digital D0(Led verde)

 - Possui comparador de tensão de ampla faixa LM393

 

Como utilizar o módulo LDR com o Arduino Uno

A utilização do módulo LDR com o Arduino é muito simples e de fácil implementação para diversos projetos. A seguir demonstraremos o desenvolvimento de um circuito simples incluindo montagem do circuito, programação e explicação do código fonte.

Será proposto a montagem de um controle de iluminação usando LDR. Algumas aplicações deste circuito são controle de iluminação pública, controle de iluminação residencial/escritório, indicadores diurnos e noturnos, etc.

Utilizaremos um LED como saída para simplificação do projeto. Para utilizar este projeto em automação residencial ou controle de iluminação pública, deve-se utilizar uma lâmpada AC e um relé em vez de LED e resistor, respectivamente.

 

Materiais para montagem:

 - Arduino Uno

 - Módulo LDR

 - Resistor 330 Ohms

 - Protoboard

 

Inicialmente deve-se efetuar as conexões entre os dispositivos conforme indicado no esquema a seguir:

 

 

Note que o pino VCC do módulo LDR é conectado aos 5V do Arduino.

O GND do módulo LDR é conectado ao GND do Arduino

Já o pino D0 do módulo deve-se conectar no pino digital 7 do Arduino.

Por fim a saída do circuito (pino digital 8) deve-se conectar ao LED.

Devemos colocar um resistor para limitar a corrente que atravessará o LED.

 

Em seguida abra a IDE do arduino e escreva o código a seguir:

 

Após digitar o código basta fazer a compilação e o upload na placa do Arduino Uno através do cabo USB.  Caso não exista nenhum erro de digitação será informado que a gravação foi completada com sucesso.

 

Explicação do Código

 

 

Inicialmente nas configurações (void setup) o pino 7 é definido como entrada e o pino 8 foi definido como saída. Também foi inicializado o monitor serial do Arduino.

 

 

Foi definido uma variável int chamada “temp” responsável por guardar a informação proveniente do pino 7 ao qual está conectado o D0 do módulo LDR. Através do monitor serial podemos observar a intensidade proveniente do módulo em um intervalo de 300 milisegundos.

Para observar o valor da saída digital do sensor LDR, abra o uso do monitor serial conforme indicado abaixo.

 

 

 

Por fim, se a variável “temp” estiver com valor alto (HIGH) o led do circuito recebe nível alto através do pino 8 e consequentemente acende. Em contrapartida se o valor na variável “temp” for nível lógico baixo (LOW) o led recebe nível lógico baixo (LOW) através do pino digital 8 do Arduino.