Como Utilizar o módulo relé com arduino

COMO UTILIZAR O MÓDULO RELÉ COM ARDUINO

 

 

Uma das coisas mais úteis que podemos fazer com um Arduino é controlar dispositivos de alta tensão (110-220V). Entretanto, como o Arduino opera em 5V, ele não pode controlar diretamente esses dispositivos.

Projetos embarcados para controlar dispositivos de alta tensão como ventiladores, luzes, aquecedores ou outros eletrodomésticos são possíveis através de um dos módulos mais utilizados atualmente, o módulo relé.

 

O que é um módulo relé?

O módulo relé é um interruptor operado eletricamente que pode ser ligado ou desligado ao permitir a passagem da corrente ou não. Eles são projetados para serem controlados com baixas tensões como 3.3V, ou 5V. Desta maneira com uma tensão baixa se é possível ligar ou desligar dispositivos de alta tensão.

 

Tipos de módulos relés

No mercado existem diversos módulos relés que diferem entre si de acordo com as especificações de tensão e corrente e da quantidade de relés inclusos no mesmo módulo.

 

 

 

Compreendendo as descrições de um módulo relé

Na figura abaixo o lado direito indica as conexões a serem feitas com o Arduino. Da mesma forma, a conexão do lado esquerdo deve ser feita com dispositivos como lâmpadas, tomadas, ventiladores e etc.

 

 

 - VCC – Para conectar ao 5V do Arduino

 - GND – Para conectar ao GND do Arduino

 - IN1 – Para controlar o primeiro relé, dessa forma deve ser conectado ao pino digital do Arduino.

 - IN2 – Para controlar o segundo relé, dessa forma deve ser conectado ao pino digital do Arduino

 - NA – Contato Normalmente Aberto, se conectado em NA a carga permanecerá desconectada antes do acionamento

 - NF – Contato Normalmente Fechado, se conectado em NF a carga permanecerá conectada antes do acionamento.

 - COM – Comum, deve estar conectado a pelo menos uma extremidade da carga para controle
 

Circuito interno de um módulo relé básico

Basicamente o circuito interno de um módulo relé é composto de um transistor responsável pelo chaveamento do circuito. O acionamento é realizado com uma pequena corrente de base (entrada do sinal). Este sinal pode ser proveniente de um Arduino por exemplo. Em outras palavras o  acionamento do relé é realizado pelo arduino e como consequência o estado do relé inverte após o acionamento.

 

 

O Diodo conectado inversamente em paralelo com o relé tem a função de proteger componentes de acionamento, como transistores ou SCRs. Isso ocorre porque quando a carga indutiva (motor, relé, etc.) é desligada, o campo magnético criado se contrai e gera uma alta tensão reversa que pode queimar o transistor de acionamento. Com o diodo invertido, ele não conduz com a corrente, mas causa um curto-circuito na corrente induzida no desligamento, protegendo assim o transistor ou SCR.

 

Controlando uma lâmpada AC com o Arduino e o módulo relé

A partir da utilização do  Arduino e um módulo relé iremos inicialmente controlar uma lâmpada para que permaneça 10 segundos ligada e 10 segundos desligada.

Antes de prosseguir com este projeto, é preciso salientar a necessidade de muita atenção para lidar com a tensão alternada da rede. Disponha das ferramentas e ambientes de montagem adequados evitando desta maneira choques elétricos.

 

Itens necessários para montagem

- Arduino Uno

- Módulo  Relé de 1 canal

- Cabos jumper macho-fêmea

- Lâmpada AC

- Fios para lâmpada e tomada

 

Antes de efetuar a programação realize a montagem do respectivo circuito indicado na figura a seguir:

 

                Conexões entre os pinos

Arduino

Módulo Relé

5V

VCC

GND

GND

PINO 3

IN

 

 

 

 

 

 

 

 

Código

Através da IDE do arduino , deve-se digitar o respectivo código abaixo:

 

 

Podemos observar através do código que o Pino 3 definido como saída,  será o responsável pela mudança de estado do módulo relé e consequentemente da lâmpada. A frequência definida para ligar e desligar a lâmpada será de 10 segundos, podendo ser alterada conforme desejado.

 

Após a digitação realize a compilação e o upload do código na sua placa do Arduino Uno. Caso não haja nenhum erro durante a compilação ou na montagem do circuito a lâmpada deve começar a piscar com frequência de 10 segundos.

 

Conclusão

Os módulos relés têm um papel fundamental para a realização de projetos eletrônicos embarcados, sobretudo no controle de cargas alternadas como lâmpadas, tomadas ou ventiladores. Sua simplicidade na implantação bem como suas características de funcionamento o fazem ser um dos módulos mais utilizados em projetos com arduino ou outros microcontroladores.