Como usar o arduino uno com display LCD 16x2 com backlight azul

 

 

COMO USAR O ARDUINO UNO COM DISPLAY LCD 16X2 COM BACKÇIGHT AZUL

 

 

Em projetos embarcados para a visualização e configuração de dados necessitamos de uma interface capaz de interagir com os usuários facilitando a interação humano-máquina. Um dos responsáveis por propiciar tal interação de modo moderno e eficaz é o display de cristal líquido do inglês “líquid Crystal display” (LCD).

 

Em projetos embarcados com microcontroladores, o display de LCD é muito utilizado para processos onde é necessário exibir valores e informações em tempo real. Podemos ter como exemplo o valor de uma tensão ou corrente, a temperatura exata de um determinado ambiente, a indicação de um determinado tempo, entre vários outros.

 

Outra finalidade bem interessante dos displays de cristal líquido é a possibilidade da criação de um menu interativo para projetos embarcados, finalidade ao qual se torna de suma importância para configuração e ajustes de equipamentos e maquinas da indústria e dispositivos eletrônicos no geral.

 

Display LCD 16X2 com backlight azul

Dizer que um display de cristal líquido é de 16x2, significa que o display é caracterizado como um display de caractere e, portanto, seu range de escrita é de 16 colunas por 2 linhas (possibilitando a escrita de 32 caracteres).

 

Já o backlight azul traduzindo “luz de fundo” é a iluminação de fundo que o display pode assumir na cor azul.

 

 

No mercado existem displays de cristal líquido com diferentes quantidades de caracteres e diversas cores de backlight (cor de fundo). Neste artigo trataremos especificamente do display de 16x2 com backlight azul.

 

Display LCD 16x2 com arduino

Em projetos embarcados com arduino podemos utilizar o display LCD 16x2 para exibir mensagens de acordo com a necessidade do projeto. Através de uma programação podemos utilizá-lo para diferentes finalidades (Mensagens, contagens, leituras de sensores e etc).

Na figura abaixo podemos observar como será feita a conexão do arduino UNO com o display LCD 16x2 com backlight azul.  

 

 

Itens necessários para montagem

- Arduino Uno

- Display LCD 16x2 com backlight azul

- Protoboard

- cabos jumper macho-macho

 

Como efetuar as ligações entre o arduino e o display

 

 

DISPLAY LCD 16X2

 

ARDUINO

 

 

VSS

PINO GND

 

 

VDD

PINO 5V

 

 

V0

PINO 6

 

 

RS

PINO 12

 

 

RW

PINO GND

 

 

E

PINO 11

 

 

D0

nc

 

 

D1

nc

 

 

D2

nc

 

 

D3

nc

 

 

D4

PINO 5

 

 

D5

PINO 4

 

 

D6

PINO 3

 

 

D7

PINO 2

 

 

A OU 15

PINO 5V

 

 

K OU 16

PINO GND

 

Programação

Para iniciar devemos abrir o software de programação do arduino e digitar o seguinte código fonte para exibir as mensagens:

 

 

Uma informaçãorelevante é que antes de tudo devemos incluir a biblioteca do Display LCD que se chama “LiquidCrystal.h”

Tomando como exemplo iremos exibir a seguinte mensagem na primeira linha do display:  “STA ELETRONICA” já para a segunda linha do display a mensagem que iremos exibir será:  “DISPLAY LCD 16X2”.

Note que não iremos ultrapassar o máximo de caracteres por linha, que no caso do nosso display é de 16.

 

Após efetuar a compilação e gravação do código fonte acima no microcontrolador do arduino as respectivas mensagens programadas deverão ser exibidas no display.

O projeto proposto é um exemplo básico para começar a desenvolver projetos que integram um display LCD de 16x2.

 

Conclusão

A utilização de um display de cristal líquido LCD em sistemas embarcados confere ao sistema um modo eficiente de interação com os usuários. Entre as suas vantagens está a possibilidade de um controle adequado das informações de modo a orientar ou quem sabe ainda definir eventuais configurações do sistema de um modo interativo. Atualmente existem diversos displays de cristal líquido disponíveis no mercado dos mais básicos como o apresentado neste artigo, como displays maiores e com tecnologias mais avançadas o que confere um diferencial a mais em projetos de sistemas embarcados.