COMO USAR O ARDUINO UNO COM DISPLAY LCD 16X2 COM BACKÇIGHT AZUL
Em projetos embarcados para a visualização e configuração de dados necessitamos de uma interface capaz de interagir com os usuários facilitando a interação humano-máquina. Um dos responsáveis por propiciar tal interação de modo moderno e eficaz é o display de cristal líquido do inglês “líquid Crystal display” (LCD).
Em projetos embarcados com microcontroladores, o display de LCD é muito utilizado para processos onde é necessário exibir valores e informações em tempo real. Podemos ter como exemplo o valor de uma tensão ou corrente, a temperatura exata de um determinado ambiente, a indicação de um determinado tempo, entre vários outros.
Outra finalidade bem interessante dos displays de cristal líquido é a possibilidade da criação de um menu interativo para projetos embarcados, finalidade ao qual se torna de suma importância para configuração e ajustes de equipamentos e maquinas da indústria e dispositivos eletrônicos no geral.
Display LCD 16X2 com backlight azul
Dizer que um display de cristal líquido é de 16x2, significa que o display é caracterizado como um display de caractere e, portanto, seu range de escrita é de 16 colunas por 2 linhas (possibilitando a escrita de 32 caracteres).
Já o backlight azul traduzindo “luz de fundo” é a iluminação de fundo que o display pode assumir na cor azul.
No mercado existem displays de cristal líquido com diferentes quantidades de caracteres e diversas cores de backlight (cor de fundo). Neste artigo trataremos especificamente do display de 16x2 com backlight azul.
Display LCD 16x2 com arduino
Em projetos embarcados com arduino podemos utilizar o display LCD 16x2 para exibir mensagens de acordo com a necessidade do projeto. Através de uma programação podemos utilizá-lo para diferentes finalidades (Mensagens, contagens, leituras de sensores e etc).
Na figura abaixo podemos observar como será feita a conexão do arduino UNO com o display LCD 16x2 com backlight azul.
Itens necessários para montagem
- Arduino Uno
- Display LCD 16x2 com backlight azul
- Protoboard
- cabos jumper macho-macho
Como efetuar as ligações entre o arduino e o display
DISPLAY LCD 16X2 |
ARDUINO |
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VSS |
PINO GND |
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VDD |
PINO 5V |
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V0 |
PINO 6 |
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RS |
PINO 12 |
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|
RW |
PINO GND |
|
|
E |
PINO 11 |
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D0 |
nc |
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D1 |
nc |
|
|
D2 |
nc |
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|
D3 |
nc |
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D4 |
PINO 5 |
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D5 |
PINO 4 |
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D6 |
PINO 3 |
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D7 |
PINO 2 |
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A OU 15 |
PINO 5V |
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K OU 16 |
PINO GND |
Programação
Para iniciar devemos abrir o software de programação do arduino e digitar o seguinte código fonte para exibir as mensagens:
Uma informaçãorelevante é que antes de tudo devemos incluir a biblioteca do Display LCD que se chama “LiquidCrystal.h”
Tomando como exemplo iremos exibir a seguinte mensagem na primeira linha do display: “STA ELETRONICA” já para a segunda linha do display a mensagem que iremos exibir será: “DISPLAY LCD 16X2”.
Note que não iremos ultrapassar o máximo de caracteres por linha, que no caso do nosso display é de 16.
Após efetuar a compilação e gravação do código fonte acima no microcontrolador do arduino as respectivas mensagens programadas deverão ser exibidas no display.
O projeto proposto é um exemplo básico para começar a desenvolver projetos que integram um display LCD de 16x2.
Conclusão
A utilização de um display de cristal líquido LCD em sistemas embarcados confere ao sistema um modo eficiente de interação com os usuários. Entre as suas vantagens está a possibilidade de um controle adequado das informações de modo a orientar ou quem sabe ainda definir eventuais configurações do sistema de um modo interativo. Atualmente existem diversos displays de cristal líquido disponíveis no mercado dos mais básicos como o apresentado neste artigo, como displays maiores e com tecnologias mais avançadas o que confere um diferencial a mais em projetos de sistemas embarcados.